O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, disse no dia 02 deste mês que a Corte sofre com um “profundo desprestígio” porque precisa resolver problemas pendentes no campo da política.
“O Supremo Tribunal Federal hoje sofre com um profundo desprestígio exatamente porque os players da arena política não resolvem seus problemas e jogam para o Supremo resolver. A sociedade está dividida em relação àqueles valores morais ou àquelas razões públicas, o Supremo decide e acaba desagradando”, afirmou.
As declarações de Fux foi dada ao jornal O Globo, durante a abertura das Jornadas Brasileiras de Direito Processual.
Para o presidente do STF, o órgão toma decisões sobre temas importantes em uma sociedade polarizada, por isso acaba se metendo em muitas questões sociais.
“Quando se fala em judicialização da política e das questões sociais, não existe a jurisdição, a função não se exerce sem que ela seja provocado. O Supremo não se mete em nada. O Supremo é provocado e tem de dar uma resposta”, concluiu.
Uma Coisa que a coisa que FUX esqueceu de dizer que quem provoca o STF sempre é a oposição ao presidente Bolsonaro que tem governado o Brasil de Forma indireta através das interferências do supremo no poder executivo, somado a isso a população tem estado desanimada com os constatntes habeas corpus e anulações de processos em casos de corrupção, o stf que é celere em conceder esses beneficios para agentes políticos corruptos não tem a mesma celeridade em fazer qualquer julgamento de corrupção chegar ao fim arrastando centenas de processos que caminham naquela casa, o que torna um verdadeiro toma la da cá, enaquanto o STF faz vistas grossas aos processos de corrupção a oposição governa o mpaís usando o STF e deixa os superministros anuladores de processos perseguirem e prenderem sem julgamento e processos legal justo os criticos do supremo.