31983028527

NO AR

NIGTH GOSPEL

www.radiooraisemcessar.com

Brasil

Como Jejuar Corretamente?

Publicada em 25/04/18 as 14:03h por projetogospel.com - 112 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

jejum e Oração  (Foto: projetogospel.com)
Quando jejuamos, significa que estamos dedicando um tempo exclusivo e sem distrações, e cada pessoa escolhe como deve realizar esta privação. O jejum pode ser total ou parcial, ou seja, você pode se abdicar de alimentos, considerando ou não a ingestão de líquidos.

O momento de entrega com Senhor deve ser realizado de coração, aliado às orações e agradecimentos. Um jejum no qual você não estabelece nenhum vínculo com Deus, foge totalmente dos propósitos divinos e é considerado apenas uma dieta.

O ato de Jejuar não pode ser realizado como uma moeda de troca, ou seja, é preciso elevar os pensamentos para Deus e ter a certeza que ele nos proporcionará apenas o que é bom para nós. Ele deve ser cumprido, com o intuito de sentir-se fortalecido espiritualmente, para que você desenvolva a  incondicional.

"Agora, porém, declara o Senhor: "voltem-se para mim de todo o coração,com jejum, lamento e pranto." Joel 2:12

Como Jejuar por um Propósito

Sempre que for Jejuar, jejue com propósito. Seja para alcançar uma graça, arrependimento ou libertação. Decida o propósito pelo qual você irá jejuar e apresente as suas intenções para Deus.

Faça uma oração para iniciar o jejum, em seguida estabeleça um prazo no qual você fará a abstenção. Caso você nunca tenha praticado o jejum, comece pelo período de 12 horas.

Neste caso, escolha o que você irá se abdicar, mas sempre levando em consideração a sua profissão ou até mesmo a sua saúde.

É importante que você escolha um horário para dedicar-se às orações. Lembre-se que este é o momento de conversa com Deus, por isso é importante que esteja sozinho e longe das distrações. Antes do jejum, ou após o período faça refeições leves para preparar o corpo, por isso fique atento para o excesso de açúcares, carboidratos e cafeína.

Como jejuar passo a passo. O que devo fazer?

Tenha pensamentos positivos e entregue os seus pedidos a Deus. Durante este período, beba bastante água. Quando for entregar o jejum, faça uma oração e leia a Biblia

É importante que no tempo dedicado à abstenção, você evite quebrar o jejum de outras formas, por isso é tão importante, manter o coração em paz e praticar atos de bondade com o próximo.  Por isso, cuide das suas emoções e não se esqueça de agradecer a Deus por ter concluído o jejum e pela direção espiritual que recebeu neste momento.

Se você tem algum problema de saúde ou toma algum tipo de medicamento controlado, é melhor não insistir na prática, já que os efeitos colaterais podem ser maiores sem a ingestão de alimentos.

Lembre-se que o jejum espiritual é um compromisso entre você e Deus, não é necessário divulgar que você está se abdicando, para alcançar uma graça. Você pode jejuar sozinho, ou optar por fazer isto com outras pessoas, mas saiba que você deve fazer isto, certo do compromisso firmado e sem o intuito da aprovação de outras pessoas.

Qual a maneira certa de praticar o jejum?

Jejuar é prática de muitos cristãos na busca da maior comunhão com Deus. Sempre com propósitos espirituais, a abstinência de alimento é acompanhada de orações, louvores e leitura da Bíblia. No entanto, existem diversas perguntas que ainda deixam um grande número de crentes em dúvida: É aconselhável jejuar durante o expediente trabalho? E se a pessoa se aborrecer durante o jejum, ela deve parar? É válido fazer jejum no período de sono? O jejum parcial surte efeito? Posso fazer jejum de televisão? Para responder essas e outras perguntas acerca do jejum bíblico, o REGIONAL entrevistou o Pastor Aureliano Guimarães Júnior, vice-presidente da Catedral das Assembleias de Deus em Itaguaí (Cadi) e coordenador do Instituto Bíblico Ebenezer- Núcleo Cadi.

É aconselhável jejuar durante o expediente de trabalho?

Neemias, ao saber das tristes notícias sobre Jerusalém (Ne 1), orou e jejuou por alguns dias. Entretanto, sua posição não lhe permitia parar de trabalhar para se dedicar ao jejum. Todavia, se o sacrificante puder separar um tempo de abstinência dissociado de obrigações seculares é evidente que terá momentos muito mais aprazíveis de dedicação a Deus.

E se a pessoa se aborrecer, ela deve parar?

Momentos desagradáveis fazem parte de qualquer atividade humana. Quantas vezes estamos no culto e algo nos desagrada? Nem por isso devemos levantar e ir para casa. O próprio Jesus, ao que parece, passou por situação desagradável quando foi tentado no deserto. Mas, nem por isso, desistiu de jejuar.

É válido fazer jejum em período de sono?

O jejum é visto por toda a Bíblia como um ato sacrificial, sendo, portanto, em termos práticos, inadequado que se pratique durante o sono. Imagine alguém adorando a Deus dormindo, ou orando dormindo ou mesmo cantando dormindo? Isso seria possível?

O jejum parcial surte efeito?

Todos os casos de jejum declarados nas Escrituras são absolutos, ou seja, ausência completa de alimento e água. Mas, como os cristãos vivem sob a égide da Graça, o jejum praticado pela Igreja deve ser segundo a fé e não segundo a Lei. Se a fé de uma pessoa está associada à abstinência parcial, tal jejum será válido para ela, segundo a sua fé. Assim, o jejum que é válido para uns, segundo a fé, pode não o ser para outros, cuja fé não enxerga resultados práticos.

E o jejum de costumes habituais?

Com a modernização da significação do verbete "jejum", atualmente pode-se fazer jejum de tudo: um time de futebol que não ganha há muito tempo está em "jejum de vitórias", assim como um jogador sem marcar gols está em "jejum de gols"; estudantes fazem "jejum de internet" para aprender melhor; mulheres fazem "jejum de novelas" para dar mais atenção aos maridos; e, assim por diante, a criatividade humana, por ser extremamente pródiga, consegue adaptar aos seus conceitos mais prediletos tudo o que lhe é possível tanger. Nas Escrituras não há relatos de jejum de instrumentos musicais, ou de roupas, ou de práticas rotineiras. Há relatos de jejum alimentar, inclusive de água. Se quisermos obedecer aos padrões bíblicos, devemos buscar na Bíblia o referencial para tais padrões. Todavia, o jejum na Era da Graça é regido pela fé. Assim, se alguém tem fé que o jejum de TV ou de internet lhe trará bons resultados espirituais, que o faça. Se a fé de alguém não alcança tal jejum como adequado, que não faça. Como sabiamente sentenciou o apóstolo Paulo "Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente" (Rm 14:5).

Mais informações assista no video abaixo:






Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Enquete
Você Jejua com Frequência?

 Sim, Toda Semana
 Sim, Todo Mês
 Sim, Uma Vez por ano
 Sim, Somente quando minha igreja faz campanha
 Não, Nunca jejuei







.

LIGUE E PARTICIPE

31983028527

Visitas: 2472
Usuários Online: 9
Copyright (c) 2018 - Rádio Orai sem Cessar - Baixe o Aplicativo radiosnet e ouça nossa Rádio pelo seu celular